Saia do Armário! - 20 Recursos para 11 de outubro

. sábado, 11 de outubro de 2008
0 comentários



Dia 11 de outubro - 12 em alguns países - é chamado de "Coming Out Day": Dia de Assumir. A iniciativa é apoiada pela fundação Human Rights Campaign, que luta pelos direitos humanos e tem um site fantástico. O vídeo acima é um dos que foram enviados para a campanha de 2007 no YouTube, no qual uma mulher, Mary, fala de seu primeiro beijo e como foi a família saber. Também é exibido ua excerto do debate democrata americano no qual Mary, acompanhada de sua namorada, pergunta a Hillary Clinton se, caso ela fosse eleita, elas poderiam se casar.

Um dos colunistas do Mashable, o melhor site em língua inglesa sobre Web 2.0., levantou mais de vinte recursos da Internet para apoiar esse dia. Entre os sites que Sean P. Aune listou, destaco os seguintes: OutProud é um site com recursos para jovens e possui uma database de histórias de "saídas do armário" em Outpath; Family Equality Council encoraja as famílias a lutar por igualdade; Pride At Work, por fim, foca em questões ligadas ao trabalho.

A piada de mau gosto do parlamento português

. sexta-feira, 10 de outubro de 2008
0 comentários

Miguel A. Lopes/ LUSA

O Parlamento de Portugal rejeitou hoje proposta que reconheceria a união civil e a adoção por casais homossexuais. A votação terminou com protestos dentro e fora da Assembleia da República.

+ Veja o que saiu na mídia portuguesa:
Casamento gay: gritos e polémica no Parlamento
“Cobardes”, ouviu-se nas galerias do Parlamento
Casamentos "gay": duas católicas esgrimem argumentos contra e a favor

Enquanto no Brasil nossos representantes também ignoram direitos civis inalienáveis da população LGBT, uma decisão inédita em Pernambuco reacende as esperanças: o juiz Élio Braz Mendes, do Juizado da Infância e da Juventude de Recife, autorizou a adoção de duas irmãs por um casal gay que vive em Natal.

Museu LGBT Britânico em Desenvolvimento

. quinta-feira, 9 de outubro de 2008
0 comentários

Saiu ontem (09.10.08) matéria no site do Independent sobre o projeto de um museu LGBT no Reino Unido. Jack Gilbert, diretor de uma instituição chamada Gay Heritage ,está levantando verbas e negociando os acervos para o museu. Um dos objetos que está em negociação é a porta da cela de Oscar Wilde. O escritor inglês, autor de O Retrato de Dorian Gray, foi preso por ter um relacionamento homossexual. Durante o cárcere escreveu De Profundis, e depois de ser libertado escreveu O Caso do Guarda Martin, sobre o sistema carcerário.

Na Alemanha já existe um museu desse tipo. O Schwules Museum Berlin foi criado ainda na década de 1980. A imagem ao lado é um dos cartazes que constam em seu acervo.


+ Leia a matéria no Independent.

Pai, mãe, vejam esse site...

.
0 comentários

Divulgação

Se você é homossexual e ainda não teve coragem de conversar abertamente sobre isso com seus pais, uma boa dica é deixar o site do Grupo de Pais de Homossexuais (GPH) como página inicial ou nos favoritos do computador dos coroas... O site funciona como um fórum de discussão entre pais e mães de homossexuais que querem trocar experiências sobre a convivência com a homossexualidade dos filhos.

Além do site, o GPH promove ainda encontros presenciais mensais na casa de Edith Modesto, fundadora do grupo, que vai lançar o livro "Mãe sempre sabe? Mitos e verdades sobre pais e seus filhos homossexuais" (Editora Record), no próximo dia 18, na Saraiva MegaStore do Shopping Pátio Paulista, no bairro de Bela Vista, em São Paulo.

Esperemos o segundo beijo gay da tevê brasileira...

.
0 comentários

Parte do Brasil fez torcida - a maior parte torceu o nariz, a bem da verdade - pra rolar um beijão daqueles entre as personagens lésbicas em Torre de Babel e entre os gays de América, Duas Caras e Beleza Pura, todas novelas globais. O vídeo abaixo, no entanto, mostra o que seria o primeiro beijo gay da televisão brasileira. Ora, teremos todos esquecido disso? Ou será que a audiência da Manchete naquela época era desprezível? Vejam a descrição do vídeo disponibilizado pelo usuário PBGonline no YouTube:

"Enquanto todos esperam pelo dito primeiro beijo gay - que nunca chega - nas sucessivas novelas das oito, a extinta TV Manchete já tomava a dianteira em 1990 na série 'Mãe de Santo', em uma cena muito bonita e delicada.

Ou seja, o tão esperado primeiro beijo gay já foi dado e há 18 anos atrás no 11º episódio da série!

Na estória, Lúcio e Rafael são dois jovens universitários da Bahia que constróem uma amizade através de suas diferenças. A amizade, porém, acaba por evoluir para algo mais. Apesar da resistência de Rafael e do afastamento dos dois, eles se reencontram anos depois, quando Lúcio é um reconhecido artista e Rafael, um professor universitário".

A "Parada" Ex-Gay

. quarta-feira, 8 de outubro de 2008
0 comentários

Campina Grande, na Paraíba, vai sediar, entre 18 e 24 de fevereiro de 2009, o I Encontro de Pessoas que Vivenciaram a Homossexualidade, realizado pelo grupo evangélico Visão Nacional para a Consciência Cristã (VINACC). “Quantas pessoas já não conviveram de alguma forma com a homossexualidade? E quantas não saíram desse convívio e hoje vivem uma vida numa outra perspectiva?”, lê-se no site do VINACC, que vai levar ao evento pastores, líderes e membros de comunidades evangélicas que “têm em comum o fato de terem vivido a homossexualidade”.

“Baseados em pesquisas eles [os palestrantes] irão mostrar que existem inúmeros casos de orientação sexual homossexual egodistônica [em conflito com o ego], e estes podem buscar apoio, e devem ser respeitados nas suas razões éticas, pessoais, familiares ou religiosas que os levam a não aceitar sua condição”, explica o site do VINNAC.

Segundo Washington Rangel, preletor do encontro, os ativistas gays crêem, “de forma errada, que é só necessário acabar com o preconceito e, assim, todos os homossexuais seriam egossintônicos [em sintonia com o ego], o que é uma ilusão”.

Vale lembrar que o VINACC foi responsável pela colocação de outdoors pelo município paraibano com conteúdo considerado homofóbico por entidades GLBT e pela juíza Maria Emília Neiva de Oliveira, da 1ª Vara Cível de Campina Grande, que determinou a retirada das placas.

+ Leia o abaixo-assinado promovido pelo VINACC contra a aprovação do PL122/2006.

+ Assista às reportagens sobre o caso dos outdoors.





Bandeira do orgulho bissexual

. terça-feira, 7 de outubro de 2008
0 comentários

A bissexualidade sempre sofreu de certa invisibilidade nos meios de comunicação, sempre que se trata de direitos sexuais. Uma das características mais apontadas sobre sua identidade é que os bissexuais circulam tanto por "ambientes" hétero quanto pelos ambientes gays/lésbicos (se é que isso realmente existe).

Um dos símbolos bissexuais mais difundidos atualmente é a bandeira com três cores. Segundo seu criador, Michael Page, o rosa representa a comunidade gay e lésbica, o azul representa a comunidade hétero e o púrpura no centro, que é a sobreposição das cores, representa a comunidade bissexual.

No artigo History of Bi Pride Flag, Michael Page detalha a história da bandeira e apresenta a distribuição de suas cores em PMS, RGB e CMYK.

[post originalmente criado para o blog da Ubíqua, antigo projeto dos autores]